Ataque aéreo de Israel mata líder militar do Hamas em Gaza

Por Nidal al-Mughrabi GAZA (Reuters) - Um ataque aéreo israelense provocou no sábado a morte de um comandante de alto nível do braço armado do Hamas, enquanto o líder do grupo advertiu o exército de Israel de que será derrotado se invadir Gaza.

Reuters |

Uma semana depois que Israel iniciou ataques aéreos devastadores contra o enclave palestino com o objetivo declarado de terminar com o lançamento de foguetes contra seu território, o fim das hostilidades parece distante apesar dos esforços diplomáticos internacionais.

O ataque aéreo noturno em Gaza causou a morte de Abu Zakaria al Yamal, um alto comandante do braço armado do Hamas, disse o grupo islamita. O exército israelense disse apenas que realizou uma série de ataques durante a noite.

Na quinta-feira, uma ataque aéreo de Israel matou outro líder do Hamas, Nizar Rayan. A maioria dos oficiais do Hamas está escondida, antecipando-se a possíveis tentativas de assassinato por parte de Israel.

Os Estados Unidos defenderam um cessar-fogo com supervisão internacional que garantisse que o Hamas não pudesse se armar, mas em Damasco, o líder do grupo Jaled Meshaal apareceu desafiador em um discurso na televisão.

"Estamos prontos para o desafio, essa batalha nos foi imposta e confiamos em alcançar a vitória porque fizemos nossa preparação", disse Meshaal.

Um responsável palestino disse à Reuters que o Egito começou a estudar negociações com o Hamas para conter os enfrentamentos.

Médicos em Gaza estimam que 429 palestinos foram mortos e ao menos 2.000 estão feridos. Uma agência das Nações Unidas afirmou que mais de um quarto dos mortos são civis. Um grupo de direitos humanos palestino estabeleceu a cifra de 40 por cento.

Quatro israelenses morreram vítimas dos foguetes palestinos, que alcançaram o porto de Ashdod e o povoado desértico de Beersheba, obrigando o fechamento de escolas e a busca de refúgio pelos moradores.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG