aqui" / tsunami solar - Mundo - iG" / aqui" /

Astrônomos divulgam imagens de tsunami solar

Astrônomos capturaram as primeiras imagens de um tsunami solar varrendo a atmosfera do Sol a mais de 1 milhão de quilômetros por hora. O evento foi registrado por câmeras das espaçonaves gêmeas Stereo, da Nasa, em maio do ano passado, mas só foram divulgadas agora. Para assistir ao vídeo, é necessário ter o programa Real Player. Baixe http://baixaki.ig.com.br/download/RealPlayer.htmaqui

BBC Brasil |

tsunami

Este tipo de tsunami - que naturalmente não envolve água, mas uma onda de pressão - é causado por uma explosão próxima ao Sol, que faz com que um pulso se propague em um padrão circular.

O fenômeno que aparece nas imagens durou, ao todo, cerca de 35 minutos, atingindo seu auge 20 minutos depois da explosão inicial, e foi estudado por cientistas do Trinity College, na Irlanda.

"A energia liberada nestas explosões é fenomenal, cerca de 2 bilhões de vezes maior do que o consumo anual de energia da Terra em apenas uma fração de segundo", disse David Long, um dos especialistas que estudou o fenômeno.

"Em meia hora, vimos o tsunami cobrir quase todo o disco solar."
Os astrônomos envolvidos na pesquisa dizem que o fenômeno foi apelidado de "tsunami solar" porque a onda de pressão no Sol se move exatamente como um tsunami na Terra, só que com gás quente no lugar da água.

Leia mais sobre: Sol - tsunami

    Leia tudo sobre: soltsunami

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG