Astronautas sairão para instalar equipamentos na plataforma orbital

Moscou, 11 dez (EFE).- Dois dos integrantes da tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) sairão ao espaço no próximo dia 23 para instalar equipamentos na plataforma orbital, anunciou hoje o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

EFE |

"A escotilha de saída da eclusa de embarque Pirs será aberta em 23 de dezembro às 3h15 de Moscou (22h15 de Brasília do dia 22). A permanência prevista de Yuri Lonchakov e Michael Fincke no espaço aberto será de 6 horas e 10 minutos", disse Valeri Lindin, porta-voz do CCVE.

Afirmou que a hora de início da caminhada e o programa exato ainda serão determinados, segundo a agência "Interfax".

"A tripulação da ISS começou a preparar a saída ao espaço aberto.

As principais tarefas desta caminhada são a instalação no compartimento de embarque Pirs da sonda de Langmuir e retirar o segundo contêiner do dispositivo científico Biorisk-MSN", acrescentou.

Além disso, os cosmonautas instalarão no compartimento de embarque no módulo Zvezda um dispositivo científico para os experimentos EXPOSE-R e Impuls, afirmou.

"Se sobrar tempo, estão previstos também uma série de trabalhos de manutenção de vários meios técnicos instalados na superfície externa do segmento russo da ISS", disse.

A 18ª missão da plataforma orbital é integrada pelo astronauta americano Michael Fincke, comandante da missão, assim como por Sandra Magnus e o cosmonauta russo Yuri Lonchakov. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG