Moscou, 11 dez (EFE).- Dois dos integrantes da tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS) sairão ao espaço no próximo dia 23 para instalar equipamentos na plataforma orbital, anunciou hoje o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"A escotilha de saída da eclusa de embarque Pirs será aberta em 23 de dezembro às 3h15 de Moscou (22h15 de Brasília do dia 22). A permanência prevista de Yuri Lonchakov e Michael Fincke no espaço aberto será de 6 horas e 10 minutos", disse Valeri Lindin, porta-voz do CCVE.

Afirmou que a hora de início da caminhada e o programa exato ainda serão determinados, segundo a agência "Interfax".

"A tripulação da ISS começou a preparar a saída ao espaço aberto.

As principais tarefas desta caminhada são a instalação no compartimento de embarque Pirs da sonda de Langmuir e retirar o segundo contêiner do dispositivo científico Biorisk-MSN", acrescentou.

Além disso, os cosmonautas instalarão no compartimento de embarque no módulo Zvezda um dispositivo científico para os experimentos EXPOSE-R e Impuls, afirmou.

"Se sobrar tempo, estão previstos também uma série de trabalhos de manutenção de vários meios técnicos instalados na superfície externa do segmento russo da ISS", disse.

A 18ª missão da plataforma orbital é integrada pelo astronauta americano Michael Fincke, comandante da missão, assim como por Sandra Magnus e o cosmonauta russo Yuri Lonchakov. EFE egw/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.