Astronautas reparam máquina de reciclagem de urina e antena solar da ISS

Os astronautas do ônibus espacial americano Endeavour solucionaram o problema que afetava o funcionamento da nova máquina para reciclar urina da Estação Espacial Internacional (ISS), assim como concluíram o reparo da antena solar.

AFP |

Três testes foram realizados com sucesso depois das modificações efetuadas domingo e segunda-feira, o que fez com que a Nasa decidisse não trazer a máquina de volta à Terra.

A tripulação do Endeavour obteve mostras de água potável da máquina, que serão trazidas para a Terra para análise.

A máquina de 250 milhões de dólares, batizada de "Water Recovery System" (Sistema de Recuperação de Água) é essencial para dobrar a capacidade de alojamento a longo prazo da ISS, do três ocupantes atuais para seis no próximo ano, ao produzir por meio de reciclagem 6,8 toneladas de água potable a cada 12 meses.

Além disso, os reparos complexos realizados no sistema de rotação "Solar Alpha Rotary Joint/SARJ" de uma das três antenas solares duplas da ISS parecem ter sido um sucesso de acordo com os primeiros testes, acrescentou a Nasa.

Os dados preliminares mostram que a antena solar dupla gasta menos energia elétrica e faz a rotação com mais facilidade que antes.

js/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG