Astronautas instalam com êxito últimos painéis solares da ISS

Os painéis do quarto e último par de antenas solares da Estação Espacial Internacional (ISS), cuja instalação é o principal objetivo a ser cumprido pela tripulação do ônibus espacial Discovery, foram colocados com êxito esta sexta-feira, segundo confirmou a Nasa.

AFP |

Depois de ativada a antena, que é a última grande estrutura da estação orbital, a energia disponível da ISS passará para 120 quilowatts, contra os 90 que tem atualmente.

Assim a ISS terá a energia elétrica necessária para realizar experiências científicas e atender às necessidades de uma tripulação permanente, que passará de três para seis pessoas a partir de maio.

A antena é formada por dois painéis, compostos por 32.800 células, que medem 35 metros de comprimento e 11,58 metros de largura cada um.

O Discovery decolou no domingo do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste dos EUA), com sete astronautas a bordo para a missão de 13 dias.

O japonês Koichi Wakata, que permanecerá até junho na ISS, é o primeiro astronauta de seu país a tripular a estação orbital. Substituirá a norte-americana Sandy Magnus, que chegou em novembro de 2008 no Endeavour e retornará no Discovery.

js/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG