Washington, 26 mar (EFE).- Os astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery completaram hoje a primeira fase da inspeção de sua cobertura térmica e iniciaram a observação da proteção do nariz da nave, que volta para a Terra no sábado.

Segundo a Nasa, agência espacial americana, os sete astronautas, os quais decolaram ontem da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), usaram as câmaras e sensores da nave para inspecionar a ponta da asa direita.

Estas inspeções são procedimentos frequentes para detectar qualquer dano que possa ocorrer nos painéis da cobertura térmica da nave.

O "Discovery" está no penúltimo dia de uma missão de 13 dias durante a qual os astronautas levaram os painéis solares que instalaram na ISS para completar o equipamento de fornecimento de energia para o complexo.

Os astronautas foram informados hoje de manhã sobre o lançamento bem-sucedido da nave russa Soyuz a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão.

A Soyuz levará à ISS o milionário americano Charles Simonyi, que pagou US$ 35 milhões por sua segunda viagem turística ao espaço. EFE jab/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.