Discovery - Mundo - iG" /

Astronautas iniciam última caminhada espacial da missão do Discovery

Washington, 8 mai (EFE).- Os astronautas Mike Fossum e Ron Garan iniciaram hoje a terceira e última caminhada da missão do ônibus espacial Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS), na qual completarão a instalação do laboratório japonês Kibo e realizarão trabalhos de manutenção.

EFE |

A Nasa (agência espacial americana) disse que Fossum e Garan iniciaram a caminhada às 10h55 (horário de Brasília) e as atividades devem durar seis horas e meia.

Esta caminhada espacial é a última de uma série de três da missão do "Discovery", iniciada no dia 2 e na qual participam sete astronautas.

Entre as tarefas de hoje, Fossum e Garan devem substituir um tanque de nitrogênio usado no sistema de resfriamento da ISS e remover a cobertura térmica do braço robótico do "Kibo".

Garan contará com a ajuda dos astronautas Karen Nyberg e Akihiko Hoshide, que operarão o braço robótico canadense "Canadarm2", o principal da ISS.

Fossum e Garan também devem reinstalar um equipamento de televisão no "Kibo", antes de iniciarem os preparativos para o retorno à Terra, previsto para quarta-feira.

Após três meses no espaço, o astronauta Garrett Reisman voltará à Terra com a "Discovery", e Greg Chamitoff ficará em seu lugar, informou a Nasa.

Nas duas caminhadas anteriores, Fossum e Garan fizeram trabalhos relacionados ao laboratório japonês e operações de manutenção da ISS. EFE mp/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG