Astronautas iniciam 2º dia de manutenção do telescópio Hubble

Washington, 15 mai (EFE).- Os especialistas de missão Michael Good e Mike Massimino iniciaram hoje a segunda jornada de trabalho fora da nave Atlantis, para continuar com os reparos e manutenção do telescópio orbital Hubble.

EFE |

Os dois abriram a escotilha da nave, situada a 600 quilômetros da Terra, às 9h52 (de Brasília), e devem voltar ao interior da "Atlantis" cerca de seis horas e meia depois, um período que dará tempo para completar quatro voltas em torno da Terra, já que o veículo espacial se movimenta a 27 mil km/h.

Três horas antes da saída de Good e Massimino, a astronauta Megan McArthur operou o braço robótico da nave e, com suas câmaras, fez uma rápida inspeção dos painéis térmicos da cobertura da nave.

A Nasa, a agência espacial americana, disse que a inspeção não encontrou problemas. Em fevereiro de 2003, a nave "Columbia", que voltava à Terra com sete astronautas a bordo, explodiu quando uma rachadura na cobertura térmica permitiu a entrada de gases em alta temperatura.

Massimino e Good passarão a maior parte desta primeira jornada de trabalho fora da "Atlantis", a segunda de cinco programadas nesta missão, substituindo três unidades de sensores do telescópio Hubble, lançado em órbita há 19 anos e que fez imagens sem precedentes das profundezas do Universo.

Cada uma das três unidades compõe o conjunto do giroscópio que percebe o movimento do veículo e fornece dados que ajudam a apontar o telescópio de maneira precisa para as observações científicas.

Após instalarem as novas unidades dos sensores, Massimino e Good realizarão a primeira metade da tarefa de substituição de baterias prevista na missão.

Os astronautas trabalharão em dois módulos de baterias, cada um dos quais pesa 205 quilos e contém três baterias que fornecem energia elétrica para as operações do Hubble durante a porção noturna de sua órbita.

O segundo módulo de baterias será instalado durante a quinta e última jornada de trabalhos extraveiculares, programada para segunda-feira. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG