Endeavour iniciam preparativos para missão na ISS - Mundo - iG" /

Astronautas do Endeavour iniciam preparativos para missão na ISS

Washington, 7 jul (EFE).- Os sete astronautas do ônibus espacial Endeavour chegaram hoje ao Centro Espacial Kennedy no estado americano da Flórida e começaram a se preparar para o início de uma missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) no próximo sábado.

EFE |

"Esta tripulação e toda a equipe de operações estão ansiosos e prontos para começar a trabalhar", disse Mark Polansky, comandante da missão.

A contagem regressiva para a missão terá início oficialmente amanhã e o lançamento está previsto para as 20h39 de sábado (horário de Brasília).

A preparação dos astronautas para a partida começou depois do fim dos testes com o tanque externo da nave que, no mês passado, sofreu um vazamento de combustível que provocou a suspensão do lançamento em duas ocasiões.

Durante a missão, que incluirá cinco caminhadas espaciais, os astronautas do "Endeavour" completarão a instalação do laboratório japonês Kibo.

Também instalarão uma plataforma externa que permitirá a realização de experimentos científicos na falta de gravidade e entregarão novos equipamentos para os ocupantes da ISS, que viaja em uma órbita a quase 400 quilômetros da Terra.

Além de Polansky, os outros membros da tripulação são o piloto Doug Hurley e os especialistas Dave Wolf, Christopher Cassidy, Tom Marshburn e Tim Kopra, além da astronauta canadense Julie Payette.

Kopra substituirá na ISS o astronauta japonês Koichi Wakata, que voltará à Terra no "Endeavour" após três meses no complexo espacial.

EFE ojl/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG