Endeavour fazem 1ª caminhada espacial - Mundo - iG" /

Astronautas do Endeavour fazem 1ª caminhada espacial

Macarena Vidal. Washington, 18 jul (EFE).- Os astronautas David Wolf e Tim Kopra completaram hoje com sucesso a primeira das cinco caminhadas previstas dentro da missão atual do ônibus espacial Endeavour, que busca completar a instalação do laboratório japonês Kibo na Estação Espacial Internacional (ISS).

EFE |

A principal tarefa de Wolf, que comandou a caminhada, e Kopra, em sua primeira expedição fora da ISS, é a instalação de uma plataforma exterior do "Kibo", laboratório financiado pelo Japão para o desenvolvimento de experiências no espaço.

Os dois astronautas começaram a instalação da plataforma - precedida de um intenso trabalho com braços robóticos por parte do resto da tripulação na ISS - com cerca de uma hora de atraso, o que obrigou o cancelamento de outras tarefas.

Problemas que impediam que se ouvisse bem a voz pelos aparelhos de comunicação complicaram o trabalho durante a caminhada, que durou cinco horas e meia, 60 minutos a menos que o calculado.

Antes da instalação da plataforma, uma tarefa em que os braços robóticos tiveram que ser usados bastante, Wolf e Kopra haviam tido que retirar camadas isolantes do mecanismo para a ancoragem do "Kibo", e desligar uma série de cabos elétricos.

A instalação da plataforma não foi a única tarefa de hoje. Antes, os dois astronautas repararam um mecanismo para a ancoragem de transporte de carga no píer número 3 da ISS, com problemas desde março.

Wolf e Kopra tiveram que utilizar uma ferramenta desenhada especialmente para o caso a fim de retirar as peças que retinham o mecanismo em uma posição de segurança e colocá-lo em sua configuração correta.

Após a reparação, o mecanismo permitirá o armazenamento de equipamentos e provisões no exterior da ISS, como disse a Nasa (agência espacial americana).

Os dois astronautas também tiveram que fixar os revestimentos dos mecanismos de atracação dos módulos "Harmony" e "Unity".

Foi a caminhada espacial número 126 para as tarefas de construção e manutenção da ISS, mas a 214ª da história espacial americana.

A caminhada acontece a dois dias de se completar 40 anos da chegada do homem à Lua.

Embora Kopra estivesse estreando nesse tipo de tarefa, Wolf é um veterano que completa sua quinta caminhada.

Os astronautas acordaram hoje às 8h03 (Brasília) com a canção "Home", de Marc Broussard, dedicada a Wolf.

A nave "Endeavour" chegou à ISS com sete astronautas a bordo - seis americanos e um canadense - nesta sexta-feira, após ter partido da Terra na quarta.

Também na sexta-feira, os astronautas se dedicaram a inspecionar os trajes espaciais que serão utilizados nas cinco caminhadas previstas durante a missão.

Além disso, verificaram o estado do equipamento que será instalado ao longo dessas caminhadas e colocaram uma câmera no sistema de acoplamento das naves à ISS.

A chegada do "Endeavour" à estação espacial permitiu também tirar fotografias para examinar mais de perto o estado de seu revestimento externo.

Durante o lançamento, alguns fragmentos se desprenderam do foguete externo da nave e atingiram essa cobertura.

Segundo a Nasa, especialistas nos Estados Unidos examinarão cuidadosamente as imagens enviadas pelos astronautas para determinar o estado do revestimento térmico da nave.

Com a chegada à ISS da nova tripulação, a estação bateu o recorde ao ter agora 13 pessoas a bordo.

No retorno do "Endeavour", Kopra permanecerá na ISS e em seu lugar voltará o astronauta japonês Koichi Wakata, que ficou 124 dias no espaço. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG