Endeavour concluem 4ª caminhada espacial - Mundo - iG" /

Astronautas do Endeavour concluem 4ª caminhada espacial

(atualiza com fim de trabalhos). Washington, 24 jul (EFE).- Os astronautas Chris Cassidy e Tom Marshburn concluíram hoje a quarta caminhada fora da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), em uma missão do ônibus espacial Endeavour que durou mais de sete horas e durante a qual foram instaladas quatro novas baterias na estrutura da estação.

EFE |

Os astronautas finalizaram uma série de atividades que não conseguiram concluir na quarta-feira passada devido a um misterioso aumento dos níveis de dióxido de carbono na roupa espacial de Cassidy.

Eles voltaram à cabine de despressurização às 18h06 (de Brasília), após sete horas e 12 minutos em uma das atividades extraveiculares (EVA) mais longas da prospecção espacial.

Nas tarefas, dentro da ISS, participaram também o piloto da nave, Doug Hurley, e a especialista de missão Julie Payette, que manipularam o braço robótico até aproximá-lo à viga, de modo que os dois astronautas que trabalharam fora pudessem trocar as baterias.

Cada bateria tem 38 células de hidrogênio e níquel, e os equipamentos elétricos e mecânicos correspondentes.

Dois conjuntos de baterias conectados em série podem armazenar até 8 quilowatts de energia elétrica.

As baterias foram elaboradas para que durem aproximadamente seis anos e meio e podem exceder 38 mil ciclos de carga e descarga.

Esta foi a quarta caminhada espacial da missão STS-127 das naves para continuar a construção do complexo orbital, um projeto no qual participam 16 países.

A última caminhada da missão de 16 dias está prevista para domingo e deverá durar cerca de seis horas e meia.

O "Endeavour" voltará à Terra em 31 de julho. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG