Astronautas do Endeavour examinam escudo térmico

Os astronautas do Endeavour examinam nesta quinta-feira o escudo térmico do ônibus espacial americano para garantir que não ficou danificado pelos fragmentos que se desprenderam durante o lançamento, anunciou a Nasa.

AFP |

A Nasa indicou que pelo menos dois fragmentos atingiram o Endeavour quarta-feira durante o lançamento, sem especificar se eram pedras de gelo ou pedaços de espuma isolante. A agência espacial americana afirmou, porém, que não considera o incidente "problemático", segundo um de seus dirigentes, Bill Gerstenmaier.

No entanto, cinco dos sete astronautas da tripulação foram encarregados de garantir que as camadas que compõem o escudo térmico da nave não foram danificadas. Para isso, está sendo utilizado o braço robótico do ônibus espacial, que tem na ponta uma câmera que permitirá estudar as partes ultrasensíveis do aparelho.

Gerstenmaier informou que os peritos da Nasa vão analisar "com lupa" as fotos tiradas pelo robô.

Este tipo de procedimento é realizado de forma rotineira depois do acidente com o Columbia, em 2003, que matou os sete membros da tripulação.

O Endeavour deve acoplar-se nesta sexta-feira à ISS, onde ficará 11 dias e meio. O objetivo da missão é levar e instalar na estação espacial o último dos três componentes do laboratório japonês Kibo.

gde/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG