Astronautas do Discovery preparam saída ao espaço

Os astronautas do Discovery e da Estação Espacial Internacional (ISS) preparavam nesta quarta-feira a primeira saída ao espaço desta missão, na quinta, para instalar o último par de painéis solares da ISS, revelou a Nasa.

AFP |

A nave americana atracou nesta terça-feira na ISS, com os sete astronautas a bordo do Discovery sendo recebidos por seus três colegas da Estação Espacial.

O japonês Koichi Wakata, que veio no ônibus espacial, substituirá como engenheiro de vôo na ISS a americana Sandra Magnus, que após quatro meses a bordo da Estação Espacial voltará à Terra.

Nesta quarta-feira, os astronautas começaram o complexo processo de transferir os painéis solares levados pelo Discovery para colocá-los em sua posição final.

A instalação deste quarto e último par de painéis solares permitirá à ISS dispor de toda energia necessária para efetuar experiências científicas nos laboratórios Columbus (europeu) e Kibo (japonês), já instalados na Estação em 2008.

Os astronautas John Phillips e Magnus usaram hoje o braço mecânico da ISS para tirar os painéis solares do compartimento de carga do Discovery.

Os painéis, de 15 metros de comprimento, ficarão do lado de fora da ISS para sua instalação, na quinta, durante a primeira das três saídas ao espaço previstas, informou a Nasa.

Os novos painéis solares permitirão ainda ampliar, de três para seis membros, a tripulação permanente da ISS, a partir de maio.

mdl/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG