Astronautas do Discovery fazem última saída espacial da missão

Astronautas do ônibus espacial norte-americano Discovery saíram neste sábado pela última vez da Estação Espacial Internacional (ISS), em uma missão de nove dias para concluir a construção da estrutura.

AFP |

O norte-americano Danny Olivas e o sueco Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), iniciaram a manobra às 20h39 GMT (17h39 de Brasília), para o que se espera que seja uma caminhada espacial de 06h30 de duração, a terceira e última desta missão, indicou a Nasa.

Nas duas saídas anteriores, os astronautas instalaram na ISS um tanque de amoníaco, que "funciona com perfeição", segundo a Nasa. O amoníaco serve para resfriar os sistemas de aviônica da ISS.

O tanque anterior, vazio, que foi retirado da ISS durante a primeira saída espacial, na terça-feira, será colocado, por sua vez, na nave para ser conduzido de volta à Terra.

Lançado da Flórida (sudeste dos Estados Unidos) no dia 28 de agosto, o ônibus espacial se acoplou na segunda-feira à ISS. Nos últimos dias, os sete astronautas da Discovery e os seis da tripulação da ISS levaram o contêiner Leonardo, fornecido pela agência espacial italiana.

O Discovery transportou 6,9 toneladas de equipamento nesse contêiner.

bur-eg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG