Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Astronautas do Discovery concluem últimas tarefas de sua missão

Os astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram nesta segunda-feira as últimas tarefas de sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS), após testar o braço mecânico do laboratório japonês Kibo.

AFP |

No início de junho, o Discovery levou à ISS o módulo pressurizado principal do laboratório (Japanese Experiment Pressurized Module, JPM), que foi acoplado à Estação.

Os astronautas instalaram sobre o JPM o módulo logístico de experimentação pressurizado (ELM-PS), que também servirá como depósito, e que foi transportado até a Estação em março deste ano pelo mesmo ônibis espacial.

Nesta segunda-feira, o astronauta japonês Akihiko Hoshide realizou um último teste com o braço mecânico do Kibo, que fica na extremidade do módulo principal (JPM), um grande cilindro do tamanho do ônibus, que mede 11,2 metros de comprimento por 4,4 metros de largura e pesa 15,9 toneladas.

Akihiko Hoshide estendeu todo o braço, de 10,06 metros, e testou suas seis articulações. O centro de controle do Kibo, instalado em Tóquio, acompanhou todas as etapas do teste.

O braço mecânico será usado em experimentos científicos no vácuo espacial após a chegada da última parte do Kibo, chamada de "Exposed Facility", que será transportada por um ônibus espacial em março de 2009.

O Kibo é o maior laboratório da ISS. Com sua instalação, o Japão se torna membro pleno da estação, junto com Estados Unidos, Rússia e Europa.

js/ap/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG