Astronautas do Discovery concluem terceira e última saída ao espaço

Dois astronautas do Discovery concluíram neste domingo a terceira e última saída espacial prevista para esta missão, após instalarem um novo tanque de nitrogênio para o sistema de pressurização da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

AFP |

Ron Garan e Mike Fossum também examinaram as câmeras externas da ISS e abriram a proteção térmica do braço mecânico do novo módulo japonês.

Os dois astronautas saíram por volta das 14H00 GMT (11H00 Brasília) e voltaram às 20H28 (17H28), ficando quase seis horas e meia no espaço.

Garan, preso pelos pés à extremidade do braço mecânico da ISS, foi levado de um extremo ao outro da Estação Espacial, com o tanque de nitrogênio nas mãos.

"Leve como uma pena, não?!" - disse Garan à astronauta Karen Nyberg, que manobrava o braço mecânico de dentro da Estação.

"Aproveite o passeio", respondeu Karen.

Garan e Fossum já haviam passado cerca de sete horas no espaço na última segunda-feira para instalar o módulo principal do laboratório japonês Kibo, levado alguns dias antes pela Discovery.

Na quinta-feira, a dupla também passou sete horas no espaço, desta vez preparando um segundo elemento da parte japonesa da ISS, o Japanese Exeriment Stockage, módulo de reserva pressurizado.

Após a saída deste domingo, os astronautas terão dois dias para descansar e terminar diversas tarefas, antes que o Discovery deixe a ISS, na quarta-feira, às 11H42 GMT (08H42). O ônibus espacial deve pousar no centro espacial Kennedy no sábado, às 15H13 GMT (12H13).

fga/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG