Astronautas do Discovery concluem primeira saída ao espaço

Dois astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram nesta quinta-feira, com sucesso, a primeira das três saídas ao espaço previstas para esta missão, instalando o quarto painel solar da Estação Espacial Internacional (ISS), revelou a Nasa.

AFP |

Os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold entraram na câmera de descompressão da ISS às 23H23 GMT (20H23 Brasília), após seis horas e sete minutos no espaço, concluindo seu trabalho 23 minutos antes do previsto.

Os dois operários do espaço fixaram na estrutura da ISS a viga chamada de S6, à qual estão integrados os dois painéis solares e seu mecanismo de rotação. Esta operação durou duas horas.

Em seguida, os astronautas conectaram cabos elétricos e informáticos, instalaram o sistema de refrigeração dos painéis, abriram as caixas onde os painéis estavam dobrados em sanfona e prepararam os mecanismos do conjunto de captação da energia solar.

O novo par de painéis solares permitirá à estação espacial dispor de toda a energia necessária para efetuar experiências científicas nos laboratórios Columbus (europeu) e Kibo (japonês), instalados na ISS em 2008.

O novo sistema também permitirá duplicar a tripulação permanente da ISS, atualmente de três membros, a partir de maio.

js/dm/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG