Endeavour iniciam sua última caminhada espacial - Mundo - iG" /

Astronautas da Endeavour iniciam sua última caminhada espacial

Washington, 16 fev (EFE).- Os astronautas Nicholas Patrick e Robert Behnken iniciaram hoje a terceira e última caminhada da missão do ônibus espacial Endeavour, destinada a concluir a instalação do módulo Tranquility e de um mirante panorâmico na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

EFE |

Os astronautas abandonaram a cabine de descompressão às 00h15 (de Brasília) na quarta-feira realizar atividades extraveiculares (EVA, sigla em inglês) da missão STS-130, informou o Centro de Controle da Nasa em Houston (no estado americano do Texas).

Durante a atividade, os astronautas serão guiados pelo piloto Terry Virts e pela especialista Kathryn Hire, que permanecerão dentro da ISS.

Na jornada de trabalho, que durará mais de seis horas, Patrick e Behnken vão conectar a calefação e os cabos de transmissão de dados que unem a cabine de comando do complexo com o módulo Tranquility.

Também vão abrir o segundo dos dois circuitos de amoníaco para permitir que o fluido de esfriamento circule através do módulo.

O programa de trabalho inclui, além disso, o desligamento temporário dos cabos que transmitem energia elétrica e a retirada do isolamento térmico das sete janelas da cúpula.

Em sua segunda caminhada, os astronautas instalaram cobertas de isolamento térmico para evitar a condensação no interior do módulo, prepararam o espaço para acoplamento da cúpula e colocaram varandas que facilitarão o trabalho em futuras atividades fora da estação.

A Tranquility acrescentará à Estação Alfa - que orbita a quase 400 quilômetros de distância da Terra - um volume de aproximadamente 800 metros cúbicos, além de nove dormitórios.

Depois do Endeavour, a Nasa pretende realizar outras quatro missões das naves americanas antes que sejam aposentadas para serem substituídas nas tarefas gerais da ISS pelas naves russas Soyuz.

A próxima missão está prevista para março e será de 13 dias, com três caminhadas para entregar à ISS um módulo logístico de múltiplas funções. EFE ojl/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG