Atlantis farão caminhada extra para reparar Hubble - Mundo - iG" /

Astronautas da Atlantis farão caminhada extra para reparar Hubble

Washington, 17 mai (EFE).- Os astronautas da nave Atlantis farão amanhã uma quinta caminhada no exterior do telescópio espacial Hubble, após encontrar hoje mais problemas que os esperados para reparar um espectrógrafo.

EFE |

Mike Massimino e Mike Good apenas puderam, nas primeiras sete horas de caminhada, concluir a reparação do Espectrógrafo de Imagens Telescópicas Espaciais (STIS, em inglês), após o que tinham somente cerca de uma hora e meia para deixar com segurança a área onde tinham trabalhado.

Devido ao atraso, a agência espacial americana, a Nasa, decidiu programar outra caminhada para amanhã, para tentar instalar o painel isolante em uma porta que os astronautas não puderam desdobrar hoje por falta de tempo.

Ao contrário da caminhada espacial de sábado, que surpreendeu os especialistas pela facilidade, a de hoje apresentou várias complicações.

Massimino descobriu que não podia desaparafusar uma peça que era preciso movimentar para instalar o STIS.

Após várias tentativas com diversas ferramentas, que demoraram cerca de duas horas, foi preciso recorrer à força bruta para tirar o parafuso. Os dois astronautas tinham recoberto com fita adesiva as peças para que não saíssem desordenadamente e se transformassem em projéteis.

Depois de tirar o parafuso, e para poder instalar o STIS, Massimino teve que remover um total de 111 peças.

Quando tentava instalar um disco imantado especial para impedir que os parafusos se perdessem no espaço, o instrumento que utilizava ficou sem bateria e ele teve que voltar à nave "Atlantis" para mudar a pilha e recarregar sua provisão de oxigênio.

O STIS tinha deixado de operar em agosto de 2004, após sofrer uma avaria em um dos transformadores elétricos. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG