salvaram-se por milagre no retorno à Terra - Mundo - iG" /

Astronautas da ISS salvaram-se por milagre no retorno à Terra

Moscou, 22 abr (EFE).- Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) que retornaram no último domingo à Terra em uma nave Soyuz russa se salvaram por milagre, informou hoje uma fonte da indústria espacial russa, que relatou as enormes dificuldades que aconteceram durante a aterrissagem.

EFE |

"O fato de os astronautas terem chegado sãos e salvos é um milagre. Tudo poderia ter acabado muito mal. Poderíamos dizer que a situação transcorreu sobre fio da navalha", disse a fonte à agência "Interfax".

A Soyuz TMA-11, na qual estavam o cosmonauta russo Yuri Malenchenko, sua colega americana Peggy Whitson e a sul-coreana Yi So-yeon, aterrissou a 420 quilômetros do local previsto após traçar uma trajetória balística - de queda livre - durante sua descida.

Anteriormente, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia, o módulo russo apenas se desviou de seu curso em duas oportunidades: em 2003 e em 2007.

"Como resultado do superaquecimento foi queimada a escotilha de saída, houve a fusão da antena do transmissor, o que levou à perda da comunicação. Além disso, a parte exterior da válvula que equilibra a pressão no interior da nave queimou", declarou a fonte.

Isto poderia ter provocado a despressurização do aparelho a uma grande altura, o que teria causado a morte certa de seus três ocupantes.

"Além disso, caso o calor tivesse ultrapassado a escotilha, ou se tivessem sido queimados os contêineres com pára-quedas, a tripulação não teria sobrevivido", acrescentou.

Por outro lado, afirmou que o fato de ter se repetido pela terceira vez a queda livre de uma Soyuz reflete problemas na manutenção técnica das naves espaciais russas.

"Não há garantias de que tal experiência não se repita com a próxima tripulação da Soyuz que aterrissará dentro de seis meses", concluiu. EFE io/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG