Astronautas da ISS iniciam primeiro dia de trabalho extraveicular

WASHINGTON - Os astronautas Heidemarie M. Stefanyshyn-Piper e Stephen G. Bowen saíram nesta terça-feira da Estação Espacial Internacional (ISS) no primeiro de quatro dias de trabalhos extraveiculares na missão da nave Endeavour.

EFE |

Stefanyshyn-Piper, de 45 anos, e Bowen, de 44, abandonaram o compartimento Quest às 16h09 (de Brasília) e trabalharão fora da ISS durante seis horas e meia, informou a Nasa, a agência espacial americana.

Enquanto os astronautas iniciarão a substituição de um tanque de hidrogênio e a limpeza de uma junta rotatória em boreste, a Endeavour e a ISS, que viajam cerca de 26 mil km/h, completarão cinco órbitas cerca de 385 quilômetros da Terra.

Na estação, o especialista de missão Don Pettit e a engenheira de vôo Sandra Magnus operarão o braço robótico do posto orbital, um projeto de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.

Todos os trabalhos desta excursão de trabalho são coordenados pelo especialista de missão Shane Kimbrough.

A primeira das tarefas nesta caminhada espacial é a mudança de um conjunto de tanque de nitrogênio, vazio, da plataforma externa de armazenamento da ISS à adega da Endeavour, que o transportará de retorno à Terra.

Depois, transferirão um novo acoplamento de mangueira flexível à plataforma externa de armazenamento para uso futuro quando for necessário, e retirarão uma cobertura de isolamento no mecanismo de atraque do módulo japonês Kibo.

Em seguida, começarão a limpeza e lubrificação da junta rotatória de painéis solares em boreste e a substituição de suas almofadas.

    Leia tudo sobre: iss

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG