Astronautas da ISS concluem caminhada espacial

(atualiza com fim da caminhada) Washington, 10 mar (EFE).- O astronautas americano, Michael Fincke, e russo, Yuri Lonchakov, concluíram hoje uma caminhada em volta da Estação Espacial Internacional (ISS) que não estava prevista inicialmente e que serviu para realizar tarefas de caráter técnico.

EFE |

O trabalho dos astronautas incluiu a instalação final no exterior do módulo russo "Zvezda" de um dispositivo europeu para uma série de experimentos científicos chamada Expose-R.

O Expose-R, do qual participam a Agência Espacial Europeia e a Roscosmos (agência espacial russa), tem como objetivo tentar entender melhor o comportamento da matéria orgânica no vazio do espaço.

"Foi uma caminhada espacial muito eficiente. Cada um dos objetivos foi atingido", informou a Nasa (agência espacial americana) a partir do Centro Espacial Johnson em Houston (Texas).

"O plano foi perfeito. Obrigado Mike e felicitações por seu recorde", ressaltou Lonchakov pouco antes de fechar as escotilhas para voltar ao complexo que orbita em torno da Terra a quase 400 quilômetros de altura.

Lonchakov e Fincke, que realizou sua sexta caminhada espacial, deixaram a ISS à 13h20 (de Brasília) e voltaram às 18h11, concluindo uma tarefa que aconteceu sem dificuldades e antes do previsto.

A caminhada espacial durou 4 horas e 49 minutos, uma hora a menos que o previsto, indicou o relator.

Os responsáveis russos da missão informaram que, durante a saída ao espaço, os astronautas detectaram uma falha técnica no dispositivo após sua instalação, e, por isso, decidiram desmontá-lo nessa mesma caminhada.

Os astronautas desmontaram elementos do revestimento de compartimento de embarque "Pirs" e revisaram o estado do casco e os elementos de construção do segmento russo da plataforma orbital. EFE ojl/an/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG