Astronautas da ISS completam caminhada espacial

WASHINGTON - Os astronautas Steve Swanson e Joseph Acaba posicionaram neste sábado uma plataforma de armazenamento e prepararam uma substituição de baterias na segunda caminhada de sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

EFE |

A caminhada terminou com aproximadamente 40 minutos de atraso, às 20h21 (de Brasília), porque os astronautas encontraram problemas com um grampo que impedia o posicionamento correto de um sistema para o transporte de carga.

Nasa
Segundo indicou a Nasa, os engenheiros avaliarão o incidente. A caminhada começou neste sábado às 13h51 (de Brasília), quando Swanson e Acaba se encaminharam aos geradores elétricos no posto avançado Starboard 6.

Os astronautas instalaram uma antena GPS no exterior do módulo e fotografaram os radiadores outros setores do posto.

Nasa
Astronautas trabalham fora do Discovery

A antena GPS ajudará a guiar um veículo de carga HTV de fabricação japonesa que começará a funcionar este ano, e que fornecerá a um dos laboratórios da estação espacial, o Kibo, alimentos e material científico.

Na caminhada anterior, há dois dias, Swanson e o astronauta Richard Arnold instalaram um novo segmento da viga central da plataforma, que viaja em uma órbita terrestre a quase 400 quilômetros da Terra.

A terceira e última das caminhadas espaciais desta missão está prevista para a segunda-feira.

A nave espacial Discovery deve retornar à Terra no próximo dia 28, dois dias depois de uma nave Soyuz partir à ISS com uma tripulação de três pessoas.

Leia mais sobre: Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG