Astronautas da ISS brindam com urina reciclada

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) brindaram à saúde bebendo pela primeira vez urina reciclada a bordo da ISS, anunciou a Nasa.

AFP |

"A missão de controle da Nasa autorizou a equipe de astronautas da Expedição 19 a beber a água purificada pelo novo sistema de reciclagem da estação", afirma um comunicado.

A urina foi reciclada por uma máquina que custa 250 milhões de dólares, batizada de "Water Recovery System" (Sistema de Recuperação da Água), que já havia sido reparada e reinstalada. Vinte litros de urina reciclada foram trazidos à Terra em novembro do ano passado para análise.

"As análises mostraram que a água era saudável e potável", segundo a Nasa, que autorizou o consumo no dia 18 de maio, depois da verificação de uma válvula da máquina.

A reciclagem da água era essencial para duplicar a capacidade de hospedagem da ISS, que chegará a seis ocupantes permanentes. A máquina permite reciclar 6,8 toneladas de água potável por ano.

"Este é o tipo de tecnologia que nos levará à Lua e até mais longe", afirmou o astronauta americano Mike Barratt, depois de brindar com os companheiros de ISS, o comandante russo Guennadi Padaka e o japonês Koichi Wakata.

vmt/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG