Astronautas concluem estrutura da Estação Espacial

Os tripulantes do ônibus espacial Endeavour ajustaram nesta sexta-feira o último módulo de conexão da Estação Espacial Internacional, encerrando assim mais de uma década de montagem estrutural do complexo orbital.

Reuters |

Na primeira das três caminhadas espaciais previstas para os 13 dias de missão do Endeavour, os astronautas Robert Behnken e Nicholas Patrick prepararam o módulo de 18 toneladas para ser transferido da baia de carga do ônibus para a estação.


ISS é vista do ônibus espacial Endeavour (09/02) / AP

Seus colegas Kay Hire e Terry Virts então usaram o braço mecânico da estação para colocar o módulo no chamado "nó Unity", no que seria a última grande tarefa de montagem na parte norte-americana do complexo orbital, um empreendimento de US$ 100 bilhões e 16 países, que vem sendo construído desde 1998 a 354 quilômetros de altitude.

Observando o deslocamento da peça no espaço, Behneken comentou que "parece que está chegando lá realmente bem, legal e tranquilo".

O Endeavour partiu do Centro Espacial Kennedy na segunda-feira, levando o módulo de conexão, chamado Tranquility, e um posto de observação com sete lados, a ser instalado nesta semana.


Imagem mostra o ônibus espacial acoplado à ISS. Foto postada pelo tripulante japonês Soichi Noguch no twitter  (Imagem/Soichi Noguch)


O Tranquility, fabricado na Itália, deve seu nome ao local da Lua onde os astronautas dos EUA fizeram seu primeiro pouso, em 1969.

O módulo será preparado como um segundo espaço habitacional para os tripulantes fixos da estação, com banheiro, gerador de oxigênio, filtro de ar e sistema de reciclagem de água.

A Nasa ainda fará quatro missões até a estação até o final do ano, quando deve aposentar sua frota de três ônibus espaciais.

Leia mais sobre Estação Espacial

    Leia tudo sobre: estação espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG