Discovery na ISS - Mundo - iG" /

Astronautas concluem 3ª caminhada da missão da Discovery na ISS

Washington, 23 mar (EFE).- Os astronautas Joseph Acaba e Richard Arnold finalizaram hoje a terceira e última caminhada da missão da nave Discovery à Estação Espacial Internacional (ISS) após lubrificar as extremidades de uma plataforma de carga acoplada no exterior do orbitador.

EFE |

Acaba e Arnold, após sua segunda caminhada da missão STS-119, retornaram à unidade de despressurização da plataforma espacial que orbita a 27 mil km/h e cerca de 385 quilômetros da Terra, após seis horas e 27 minutos de trabalho, disse o controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa em Houston (Texas).

"Essa lubrificação realizada hoje assegura o funcionamento adequado do sistema" que inclui o braço robótico da ISS, que foi crucial em todas as tarefas de sua construção, disse uma porta-voz da Nasa, a agência espacial americana.

O dia dos astronautas começou às 7h43 (de Brasília), quando, a partir do Centro Espacial Johnson, os programadores tocaram a música "Ain't Nobody Here but us Chickens", de Louis Jordan.

A lista de tarefas de Acaba e Arnold hoje incluiu o reposicionamento de um pequeno carro que se movimenta sobre barras de metal ao longo da viga da ISS e a reconfiguração de alguns cabos que fornecem energia aos giroscópios da estação.

A "Discovery" deve se desacoplar da ISS na quarta-feira e aterrissará na Terra no sábado.

A próxima tarefa dos sete tripulantes da "Discovery" será desacoplar, na quarta-feira, a nave, e começar o retorno a Terra, previsto para sábado às 14h42 (de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, Flórida. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG