Astronautas começam caminhada espacial para consertos no Hubble

WASHINGTON - Os astronautas do ônibus espacial Atlantis começaram neste sábado a terceira caminhada espacial de sua missão no telescópio Hubble para tentar consertar uma câmera, entre outras tarefas.

EFE |

AP
AP
Imagem dos astronautas
John Grunsfeld e Andrew Feustel também tentarão instalar no telescópio espacial, de 19 anos, um novo instrumento para detectar a luz procedente de quasares distantes.

Com os dados desse espectrógrafo, os cientistas esperam poder avançar no conhecimento de como se formaram as galáxias ou como surgem e mudam os elementos químicos.

A câmera com defeito foi instalada em 2002, mas, há cinco anos, um curto-circuito fez com que perdesse sua capacidade para observar as galáxias mais distantes.

Os dois astronautas, que devem permanecer no exterior do Hubble até por volta das 17h de Brasília, terão que substituir uma caixa de fusíveis e instalar uma nova tomada de eletricidade.

Na sexta-feira, os astronautas Mike Massimino e Mike Good instalaram novos giroscópios e baterias no telescópio espacial, o que permitirá estender por mais cinco anos a vida útil do aparelho.

Na quinta-feira, o Hubble recebeu uma nova câmera e foi instalado um novo computador.

As duas caminhadas foram mais complicadas do que o previsto inicialmente, o que fez com que a Nasa optasse por permitir hoje que os astronautas dormissem uma hora a mais.

Leia mais sobre: Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG