Apolo 11 diz que Nasa tem que tentar ir a Marte - Mundo - iG" /

Astronauta do Apolo 11 diz que Nasa tem que tentar ir a Marte

Washington, 19 jul (EFE).- O astronauta Edwin Aldrin, da missão Apolo 11 que amanhã completa 40 anos desde que chegou à Lua, considera que a Nasa (agência espacial americana) deve fixar o objetivo de levar o homem a Marte.

EFE |

Em declarações ao programa de TV "Fox News Sunday", Aldrin considerou que a Nasa teve razão ao suspender o programa de voos tripulados à Lua em 1972, após seis viagens e por razões de orçamento.

O astronauta, que amanhã será recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, junto a seus companheiros do ônibus espacial "Apolo 11", Neil Armstrong e Michael Collins, lembrou seus primeiros passos na Lua, em 20 de julho de 1969.

"Um lugar tão desolado, tão completamente sem vida. Provavelmente não tinha mudado muito nos últimos 100 mil anos", contou.

Segundo ele, Marte, pelo contrário, é "muito mais adequado para as pessoas, muito mais habitável e possivelmente é fonte de vida".

A Nasa deve encerrar no final de 2010 os voos de seus três principais ônibus espaciais, "Endeavour", "Discovery" e "Atlantis".

Dos cinco já construídos, o "Challenger" se desintegrou após o lançamento em 1986 e o "Columbia" queimou na entrada na atmosfera terrestre em 2003.

Em lugar das naves, a Nasa planeja um programa dotado de US$ 35 bilhões para a construção de uma nova geração de cápsulas espaciais, as "Orion", com o objetivo de voltar a levar o homem à Lua em 2020.

Em artigo publicado hoje no diário nova-iorquino "Daily News", Aldrin insiste que esse programa não servirá para muito se não tiver como objetivo final levar o homem a Marte.

O astronauta, que propõe usar a Lua como um território de pesquisa para todos os países, considera que a conquista de Marte pode dar bons resultados para descobertas científicas e para um maior entendimento dos processos como a mudança climática. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG