Astronauta da ISS cria sua própria proteção contra radiação

Moscou, 15 ago (EFE).- O astronauta canadense Robert Thirsk criou seu próprio sistema de proteção contra a radiação espacial, enquanto aguarda ser envido da Terra à Estação Espacial Internacional (ISS) o material próprio desenvolvido pela Rússia.

EFE |

Thirsk, que se alojou no módulo japonês Kibo, onde o nível de radiação é quase duas vezes mais alto que em outros espaços da ISS, se abrigou atrás de um colchão que recheou de bolsas de plástico com água.

Até meados de 2010 a estação receberá uma cortina contra a radiação, idealizada pelos cientistas russos para oferecer uma proteção complementar aos hoje moradores da ISS.

A proteção será enviada à estação a bordo de um cargueiro "Progress" em meados de 2010, como disse à agência oficial de notícias russa "Itar-Tass" Viacheslav Shurshakov, chefe do laboratório do Instituto de Problemas Médico-biológicos, que prepara a tela contra a radiação.

Atualmente, a bordo da ISS trabalha a tripulação liderada pelo comandante russo Gennady Padalka. Além dele e do canadense, integram o grupo Román Romanenko, Michael Barratt, Frank de Winne e Tim Kopra. EFE mb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG