Um pequeno asteroide descoberto recentemente passará bem perto da Terra ainda hoje, pouco depois das 23H00 GMT, 20H00 de Brasília, aproximando-se a 359.000 km, mas sem representar perigo, segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa.

Esta quilometragem representa nove décimos da distância da Terra à Lua, precisou o JPL.

O asteroide mede cerca de 22 metros de comprimento e foi observado pelo telescópio do laboratório "Catalina Sky Survey" perto de Tucson no Arizona (sudoeste) que tem como missão descobrir cometas e outros objetos que evoluem próximo da Terra.

"Passagens de objetos ao largo de nosso planeta, a uma distância inferior a entre a Terra e a Lua acontecem várias vezes por ano", destaca Don Yeomans, um cientista do JPL de Pasadena na Califórnia (oeste).

A Nasa detecta e persegue asteroides e cometas que passam perto da Terra recorrendo telescópios em terra e em órbita, como o Hubble.

O programa de observação de objetos que passam perto de nosso planeta, chamados "Spaceguard", descobre-os e avalia suas dimensões e trajetória, para determinar se representam um perigo potencial.

Em janeiro passado, um pequeno asteroide passou muito mais perto de nosso planeta, a 130.000 km.

Leia mais sobre: Asteróides