Associações regionais da Europa e do Mercosul assinam acordo

Rio de Janeiro, 1 fev (EFE).- Representantes das associações dos Quatro Motores para a Europa e dos Quatro Motores do Mercosul assinaram hoje um acordo de cooperação econômica durante o primeiro encontro entre as entidades realizado em Curitiba, na capital do Paraná.

EFE |

Os Quatro Motores para a Europa e os do Mercosul são duas associações que reúnem às regiões de diferentes países para fomentar as relações econômicas, a troca e a abertura de novos mercados.

Josep-Lluís Carod-Rovira, vice-presidente do Governo da Catalunha, região que a partir de abril presidirá o grupo europeu, defendeu o papel dos Governos regionais na construção do cenário internacional e na saída para a crise econômica.

"Devemos reforçar o papel de 'lobby' (dos Quatro Motores para a Europa) dentro da União Europeia e impulsionar ainda mais sua internacionalização", manifestou Carod-Rovira.

Criada em 1988, a associação Quatro Motores para a Europa congrega as regiões econômicas da Catalunha (Espanha), Baden-Württemberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Ródano-Alpes (França), e tem como objetivo incentivar o papel das regiões no panorama econômico internacional além de fomentar a troca e os interesses comuns.

Seguindo o exemplo europeu, os Quatro Motores do Mercosul foram criados em novembro de 2008 e reúnem o Paraná (Brasil), a província de Córdoba (Argentina) e os departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e de Rivera (Uruguai).

Um dos pontos importantes da reunião de hoje foi a assinatura de uma declaração conjunta que sirva para estimular a cooperação entre regiões, especialmente de pesquisa e desenvolvimento.

As duas associações se comprometem a trocar experiências e realizar atividades conjuntas para divulgar as distintas regiões no Mercosul e na União Europeia. EFE af/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG