Associação denuncia clima de ódio contra homossexuais na Itália

Roma, 9 set (EFE) - As associações de homossexuais denunciaram hoje o clima de ódio e violência que paira sobre a Itália contra o grupo, depois da divulgação, hoje, da agressão a um casal de gays em Roma.

EFE |

O coletivo Arci Gay da capital italiana denunciou hoje a agressão de mais de dez jovens a um casal de homossexuais que passeava na segunda-feira à noite perto do Coliseu de mãos dadas.

Federico e Christian, de 28 anos, acabavam de sair de um local da "Gay Street" (rua gay) - ponto de encontro na cidade para muitos homossexuais - quando foram cercados por um grupo de jovens que os insultaram e atiraram pedras e garrafas neles.

Segundo a Arcigay, a mais importante do coletivo homossexual italiano, o episódio de segunda-feira à noite "é só o último de uma longa série de atos violentos contra gays, que são registrados quase cotidianamente em toda a Itália".

O presidente nacional do coletivo, Aurelio Mancuso, disse que os episódios estão ocorrendo perante "a total indiferença das instituições locais e nacionais" e pediram à ministra de Igualdade e Oportunidades, Mara Carfagna, que "intervenha para garantir a defesa dos gays e lésbicas italianas".

Carfagna se opôs ao patrocínio do Governo italiano à passeata anual do orgulho gay, realizada em Bolonha (norte) em 28 de junho por considerá-la um ato exibicionista.

"Há dois ou três anos, na Itália houve um aumento terrível das agressões a homossexuais e se respira um clima de discriminação", acrescentou Mancuso em declarações ao canal de televisão "SKY TG24".

Mancuso pediu ao Governo conservador de Silvio Berlusconi que, como acontece em outros países, sejam analisadas iniciativas, começando pelas escolas, para eliminar o ódio em direção aos homossexuais.

Após conhecer a notícia da agressão ao casal homossexual, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, expressou a "completa condenação por parte de toda a cidade e das instituições a qualquer tipo de discriminação". EFE ccg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG