Assinatura de acordo entre tchecos e americanos para escudo antimísseis será em 8 de julho

A assinatura do acordo entre a República Tcheca e os Estados Unidos para a instalação de um escudo antimísseis norte-americano em território tcheco será realizada no dia 8 de julho em Praga, revelou neste sábado um dos principais jornais do país, o Dnes, citando fontes diplomáticas.

AFP |

"A secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice irá a Praga na manhã de terça-feira, 8 de julho, para assinar o acordo e partirá depois de participar de um jantar solene", indicou ao Dnes uma autoridade do Ministério tcheco das Relações Exteriores .

De acordo com o alto funcionário, os detalhes da viagem de Rice não serão oficialmente divulgados por enquanto, por razões de segurança.

O projeto provocou fortes protestos da Rússia, que considera a instalação de um escudo antimísseis na antiga zona de influência soviética uma ameaça a sua própria segurança.

Paralelamente, especialistas de ambos os países continuam negociando o segundo acordo bilateral, chamado "SOFA" (Status of Forces Agreement), que estipula as condições de permanência de pessoal norte-americano na República Tcheca.

Após a assinatura, os dois acordos serão submetidos à aprovação do Parlamento, mas ainda não se sabe se estes obterão a maioria necessária.

A maioria dos tchecos desaprova a instalação de um escudo antimísseis, segundo várias pesquisas.

jma/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG