Assessora apresenta ao dalai lama visão dos EUA sobre o Tibete

Nova Délhi, 14 set (EFE).- O dalai lama, líder espiritual tibetano, recebeu hoje, na cidade indiana de Dharamsala (norte), a assessora da Casa Branca Valerie Jarrett, que transmitiu ao seu interlocutor a visão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre as relações entre o Tibete a China.

EFE |

Segundo um comunicado divulgado pelo escritório do líder budista, o dalai lama se reuniu com Jarrett e com a encarregada para Assuntos Globais do Departamento de Estado americano, María Otero.

Obama aprecia a "consistência" do dalai lama em sua busca por mais autonomia para o Tibete em relação ao Estado chinês, afirmou Jarrett.

A assessora "reiterou o compromisso do presidente Obama de apoiar o povo tibetano na conservação de seu legado religioso, lingüístico e cultural, e de assegurar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades civis" dos tibetanos, destaca uma nota.

O dalai lama explicou às enviadas de Washington as iniciativas tomadas pelo Governo tibetano no exílio - com sede em Dharamsala - para promover a cultura e a identidade do povo budista.

O líder também informou as americanas do estado das conversas com as autoridades chinesas e discutiu com as enviadas "a melhor maneira de Washington pode ajudar a resolver" o problema tibetano, "particularmente à luz da primeira visita do presidente Obama à China, em novembro". EFE amp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG