Assessor de Berlusconi é investigado; renúncia é rejeitada

Por Philip Pullella ROMA (Reuters) - Um importante assessor do primeiro-ministro Silvio Berlusconi e uma das personalidades públicas mais conhecidas da Itália foi colocado sob investigação na quarta-feira, como parte de um inquérito sobre os contratos para a construção do prédio original da cúpula do G8 no ano passado.

Reuters |

Berlusconi elogiou várias vezes Guido Bertolaso, chefe do departamento de proteção civil, pela resposta do departamento aos desastres naturais, de modo especial ao terremoto na cidade de L'Aquila, na região central, em abril do ano passado.

Bertolaso apresentou seu pedido de renúncia depois que a polícia fez uma busca na sede do departamento em Roma e lhe entregou uma notificação oficial de investigação, mas Berlusconi rejeitou a renúncia algumas horas depois.

Ele disse que cooperaria com os magistrados e queria se afastar "para não oferecer obstáculo à investigação".

Bertolaso é considerado um herói nacional por muitos na Itália por sua atuação no terremoto e em uma série de outros desastres naturais.

Foi Bertolaso quem mostrou aos líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, as áreas destruídas de L'Aquila durante a última cúpula do Grupo dos Oito, em julho, que ocorreu numa escola de treinamento da polícia numa cidade das proximidades.

No mês passado, Berlusconi prometeu elevar o departamento dele para o nível de ministério e tornar Bertolaso ministro.

O inquérito envolve supostas irregularidades em contratos para um grande projeto na ilha de La Maddalena, na Sardenha. Bertolaso supervisionou a construção como parte de seu papel de preparativos do departamento para "grandes eventos."

Centenas de milhões de euros foram gastos na preparação da pequena ilha da Sardenha para a cúpula do G8. O encontro foi transferido para L'Aquila numa iniciativa que, o governo disse à época, era uma demonstração de solidariedade às vítimas do terremoto.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG