negociação séria no O.Médio - Mundo - iG" /

Assembleia Euro-Mediterrânea pede negociação séria no O.Médio

Bruxelas, 17 mar (EFE).- A Assembleia Euro-Mediterrânea pediu hoje que israelenses e palestinos retomem negociações sérias de paz com o objetivo de conseguir a solução de dois Estados que convivam juntos e em paz.

EFE |

A Assembleia, que reúne parlamentares nacionais e europeus dos países que participam da União pelo Mediterrâneo (UPM), aprovou hoje uma resolução sobre o conflito do Oriente Médio que inclui este pedido e o apoio à iniciativa de paz árabe (paz em troca da retirada israelense dos territórios ocupados) como "base sólida" para alcançar uma "paz duradoura".

O texto, estipulado após um intenso debate e com o único voto contra do israelense Majalli Whbee (membro da minoria árabe de seu país), fechou dois dias de reuniões da Assembleia, marcada pelo recente conflito de Gaza, a formação do Governo israelense e as negociações para criar um Governo palestino de unidade.

Diante da possibilidade de que haja dois novos Governos, o alto representante da UE para Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana, afirmou que "este é um momento fundamental" na região.

Solana assinalou que a comunidade internacional deve realizar "todos os esforços" para evitar que a população de Gaza possa cair no desespero pelas destruições causadas pelo ataque israelense, e lembrou que a frustração muitas vezes leva à violência.

O ministro das Relações Exteriores tcheco, Karel Schwarzenberg, lançou uma advertência ao próximo Governo israelense, ao dizer que a UE espera dele "um compromisso com o processo de conversas de paz".

"A democracia acarreta responsabilidades", afirmou Schwarzenberg, em nome da Presidência comunitária de turno. EFE rcf/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG