Gêmeos , os traficantes mais procurados da Colômbia - Mundo - iG" /

Assassinado um dos Gêmeos , os traficantes mais procurados da Colômbia

A morte de Víctor Manuel Mejía Múnera, que liderava uma organização conhecida como Os Gêmeos junto com seu irmão e era apontado pela polícia como um dos principais traficantes de drogas da Colômbia, é o quarto grande golpe em menos de um ano nos cartéis de coca do país.

AFP |

O diretor da polícia, general Oscar Naranjo, disse que testes de dactiloscopia permitiram estabelecer a identidade do chefão morto, por quem o governo americano oferecia até 5 milhões de dólares. A mesma quantia vale para seu irmão.

Em um primeiro momento, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, declarou que se tratava de seu irmão, Miguel Angel.

"Os Gêmeos" são considerados os maiores traficantes do país após as capturas, em setembro e agosto de 2007, de Diego Montoya (conhecido como "Don Diego"), na Colômbia; e de Juan Carlos Abadía (o "Chupeta"), no Brasil; e do assassinato de Wílber Varela ("Jabón"), na Venezuela, em fevereiro.

"Era, talvez, o mais procurado de todos os criminosos, junto com os líderes das Farc, e entre os traficantes de drogas mais procurados na Colômbia", disse Santos, acrescentando que ele morreu junto com dois guarda-costas e que outras três pessoas foram capturadas.

O general Naranjo explicou, em entrevista às rádios locais, que a confusão aconteceu porque na propriedade onde a polícia surpreendeu Víctor Manuel, no município de Tarazá (noroeste), foram encontrados documentos de seu irmão, contra quem já há uma busca em andamento. "Estamos trabalhando com toda intensidade em sua busca", garantiu.

O comando policial destacou que "o trabalho de inteligência de vários anos indica que o traficante morto era o mais agressivo dos dois irmãos".

hov/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG