Aso vai à Assembléia Geral da ONU após ser eleito premiê japonês

Tóquio - Um dia após ser eleito primeiro-ministro do Japão, Taro Aso partiu hoje em viagem a Nova York para participar da Assembléia Geral da ONU e para manter seus primeiros encontros bilaterais como chefe de Governo.

EFE |

Segundo a agência local "Kyodo", Aso, de 68 anos, viaja acompanhado do novo ministro de Exteriores do Japão, Hirofumi Nakasone, filho do ex-primeiro-ministro de mesmo sobrenome, e permanecerá em Nova York apenas um dia e meio.

Está previsto que hoje mesmo se dirija à Assembléia Geral das Nações Unidas, onde apresentará pela primeira vez suas posições sobre assuntos regionais e globais como o terrorismo e a mudança climática.

Será a primeira vez desde 2005 que um primeiro-ministro japonês participa da Assembléia Geral da ONU, segundo a "Kyodo".

Aso, ex-ministro de Exteriores entre 2005 e 2007, se reunirá separadamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o presidente iraquiano, Jalal Talabani, e o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd.

Entre outros assuntos, o premiê do Japão explicará ao presidente iraquiano a decisão de Tóquio de retirar antes do fim de ano o apoio aéreo de suas Forças de Autodefesa às tropas internacionais no Iraque.

Leia mais sobre Japão

    Leia tudo sobre: japão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG