Aso e Ishiba anunciam candidaturas a primeiro-ministro japonês

Tóquio, 5 set (EFE) - O secretário-geral do Partido Liberal-Democrata (PLD), Taro Aso, e o ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba anunciaram hoje oficialmente suas intenções de concorrer pela Chefia do Governo do Japão, informa a agência Kyodo.

EFE |

Aso, de 67 anos, e Ishiba, de 51, foram os primeiros a se candidatar para substituir o primeiro-ministro Yasuo Fukuda, de 72 anos, que, na segunda-feira, anunciou sua demissão perante o bloqueio da oposição no Parlamento.

Os dois políticos apresentarão suas candidaturas para a eleição interna do PLD, em 22 de setembro, na qual se escolherá o próximo presidente do partido que governa o Japão, com Aso, inicialmente, como favorito.

O próximo líder do PLD se transformará no substituto de Fukuda, pelo que o próximo primeiro-ministro do Japão será o terceiro consecutivo, em apenas dois anos, a não ser eleito através das urnas.

Fukuda foi precedido por Shinzo Abe, que também renunciou de forma surpreendente após apenas um ano de mandato, da mesma forma que o ex-chefe de Governo.

A ex-ministra da Defesa Yuriko Koike, de 56 anos; o titular de Economia, Kaoru Yosano, de 70, e o ex-chefe de estratégia do PLD Nobuteru Ishihara, de 51 anos, também deram sinais de que disputarão a Presidência do partido, mas ainda não fizeram o anúncio oficial.

Taro Aso anunciou hoje em entrevista coletiva que apresentará seu programa na quarta-feira, mas disse que sua intenção é "revitalizar a economia".

A intenção do chanceler é renunciar do cargo como secretário-geral do PLD para preparar a eleição interna.

A facção interna do PLD liderada pelo ministro das Finanças, Bunmei Ibuki, já confirmou o apoio a Aso.

É necessário o apoio de no mínimo 20 legisladores a um aspirante para que possa oficializar sua candidatura à Presidência do partido governamental no Japão.

A campanha à eleição interna do PLD começará no dia 10 e, até então, as candidaturas devem ter sido apresentadas. EFE psh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG