Aso começa em Pequim sua 1ª visita oficial como premiê japonês

Pequim, 29 abr (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, chegou hoje a Pequim em sua primeira visita oficial desde que assumiu o cargo.

EFE |

A visita do premiê tem como objetivo aproximar as duas maiores potências asiáticas - tradicionais inimigas - em assuntos como o conflito nuclear norte-coreano, a crise financeira mundial e a gripe suína.

Aso realiza esta viagem de dois dias a Pequim apenas uma semana depois de sua visita ao santuário xintoísta de Yasukuni - onde se honra a memória de 14 criminosos de guerra japoneses - provocar críticas de China e Coreia do Sul, invadidas pelas tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a resposta da China nesta ocasião foi mais comedida, depois de a visita ao Japão do presidente da China, Hu Jintao, em maio do ano passado, ter diminuído as históricas asperezas entre os dois gigantes econômicos.

O primeiro-ministro do Japão, que assumiu o cargo em setembro, deve se reunir hoje com seu colega chinês, Wen Jiabao, e amanhã com o presidente Hu, com que conversará sobre a crise financeira e o conflito nuclear norte-coreano, segundo a agenda divulgada pela agência de notícias "Xinhua". EFE mz/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG