Cabul, 6 jan (EFE).- O presidente do Paquistão, Asif Alí Zardari, chegou hoje ao Afeganistão para sua primeira visita como chefe de Estado ao país vizinho, onde deve discutir a colaboração no âmbito do combate terrorista com seu colega, Hamid Karzai, indicam fontes oficiais.

O porta-voz da Presidência afegã, Siamak Herawi, disse à Agência Efe que as duas partes devem oferecer uma entrevista coletiva e conversarão sobre assuntos políticos e econômicos de interesse mútuo.

Segundo um comunicado do Ministério de Relações Exteriores do Paquistão, Zardari aterrissou em Cabul acompanhado pelo chefe da diplomacia paquistanesa, Shah Mehmood Qureshi, e pelo governador da conflituosa Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), Owais Ahmad Ghani, entre outros líderes políticos.

Os dois países assinarão durante a visita, que durará dois dias, uma declaração sobre diferentes áreas de cooperação, diz a nota.

Esta é a primeira visita de Zardari ao Afeganistão após sua nomeação como chefe de Estado em setembro de 2008, apesar de os dois líderes terem realizados vários encontros, um deles em novembro na Assembléia Geral da ONU em Nova York.

Durante os últimos anos as relações entre Islamabad e Cabul foram complicadas.

Karzai insistiu em denunciar que ataques talibãs em solo afegão tinham sua origem nas áreas tribais paquistaneses e chegou a ameaçar golpear os líderes insurgentes no território vizinho.

No entanto, o presidente afegão quis dar em setembro seu apoio a Zardari durante sua posse presidencial, à qual compareceu pessoalmente.

Estava previsto que Zardari visitasse o Afeganistão em dezembro, mas finalmente o presidente atrasou a viagem por causa do mau tempo.

EFE lo/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.