Asean suspende negociação do pacto de livre-comércio com UE

Jacarta, 7 mai (EFE).- A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) suspendeu a negociação com a União Europeia (UE) sobre o tratado de livre-comércio, por causa das divergências entre os dois grupos regionais, informaram fontes oficiais citadas hoje pela imprensa local.

EFE |

Em comunicado publicado pelo diário "Jacarta Post", o Ministério de Comércio indonésio disse que a Asean atribui à UE a culpa da paralisação das negociações, mas informou que não se descarta que possam ser retomadas no futuro.

As divergências surgiram no momento em que o bloco europeu mantém sua pressão sobre a Asean para que adote uma postura menos complacente com Mianmar (antiga Birmânia), além de impor sanções ao país do grupo regional, em resposta à continua violação dos direitos humanos por parte da Junta Militar birmanesa.

"Levando em conta que as dificuldades geradas pela UE para retomar as negociações, os ministros (da Asean) decidiram suspender temporariamente as conversas, enquanto tentam buscar um terreno comum no qual as duas partes possam entrar em acordo", segundo o documento.

A Asean, fundada em 1967, é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

EFE jpm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG