As principais notícias de janeiro de 2008 - Parte 2

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de janeiro de 2008:

AFP |

16 de janeiro

LONDRES:

Bolsas mundiais despencam por temor de recessão nos Estados Unidos

Os temores de recessão nos Estados Unidos provocaram nesta quarta-feira fortes quedas nas principais bolsas mundiais, com Tóquio em seu menor nível em mais de dois anos.

HAVANA:

Lula se reúne com Fidel e dá apoio econômico a Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o líder cubano, Fidel Castro, que convalesce há 17 meses de uma doença que o mantém afastado do poder, confirmou à AFP uma fonte oficial brasileira.

17 Janeiro

NOVA YORK:

Presidente do Fed defende plano temporário e imediato de retomada a economia

O presidente do banco central dos Estados Unidos (Fed) Ben Bernanke defendeu um plano de retomada imediata e temporário da economia ante o perigo de uma recessão, advertindo para os riscos de deslizes em caso de iniciativas orçamentárias mal concebidas.

NOVA YORK:

Merril Lynch anuncia perda líquida de 7,8 bilhões de dólares em 2007

O gigante dos serviços financeiros americanos Merrill Lynch mergulhou no vermelho em 2007, acusando uma perda anual de 7,8 bilhões de dólares, em meio a desvalorizações de produtos financeiros vinculados a sua exposição à crise dos créditos hipotecários de risco "subprime".

18 Janeiro

NAIRÓBI:

Protestos terminam com 24 mortos e oposição convoca boicote econômico

A oposição queniana, que rejeita a polêmica reeleição do presidente Mwai Kibaki, convocou nesta sexta-feira um boicote à empresas ligadas ao chefe de Estado, no terceiro dia de protestos que deixaram, desde quarta-feira, 24 mortos.

REYKJAVIK:

Morre gênio do xadrez Bobby Fischer, de herói americano a fugitivo paranóico

Bobby Fischer, que morreu nesta quinta-feira aos 64 anos, poderia ter sido o maior jogador de xadrez de todos os tempos, mas passou os últimos anos de sua vida em excêntrica reclusão.

19 Janeiro

RENO, EUA:

Democratas lutam no oeste e republicanos no sul nas primárias americanas

Os pré-candidatos democratas e republicanos à Casa Branca têm um novo encontro com os eleitores este sábado em Nevada (oeste) e Carolina do Sul (sudeste), dois eleitorados muito cobiçados em um momento que ainda não apresenta favoritos claros em nenhum dos partidos.

NASIRIYA, Iraque:

Mais de 70 mortos em festividade xiita da Ashura

Mais de 70 pessoas, a maioria delas membros de uma seita messiânica xiita, morreram desde sexta-feira em confrontos com as forças de segurança iraquianas, em plena celebração da festa religiosa da Ashura.

GAZA:

Israel prossegue com maior ofensiva em Gaza desde o início do controle do Hamas

A aviação israelense matou neste sábado dois membros do Hamas em Gaza, elevando a pelo menos 36 o número de militantes palestinos mortos desde terça-feira, o que representa a maior ofensiva desde que o movimento radical tomou o controle do território, em junho do ano passado.

20 Janeiro

HAVANA:

Cuba elege Fidel deputado e define futuro político em fevereiro

BELGRADO:

Sérvios elegem presidente às vesperas da provável independência de Kosovo

Os sérvios participam neste domingo de eleições presidenciais cruciais para o futuro do país, marcadas pelo espectro da proclamação de independência da província de Kosovo, que deve acontecer em breve.

TBILISI:

Saakashvili é empossado para segundo mandato como presidente da Geórgia

Mikhail Saakashvili foi empossado neste domingo como presidente da Geórgia para um segundo mandato de cinco anos, no mesmo dia em que seus oponentes preparavam uma nova manifestação para exigir a anulação de sua vitória nas eleições de 5 de janeiro passado.

21 Janeiro

LONDRES:

Governo apresenta plano para retirar o Northern Rock da crise

O ministério britânico das Finanças apresentou nesta segunda-feira um plano para facilitar a recompra do banco em crise Northern Rock por uma empresa privada, o que permitiria evitar uma nacionalização potencialmente catastrófica para os acionistas e desastrosa para a imagem do governo.

22 Janeiro

WASHINGTON

Fed tenta deter queda das bolas mundiais reduzindo sua taxa básica

O banco central americano (Fed) tentou fazer parar a queda das bolsas mundiais nesta terça-feira, cortando de urgência sua taxa básica de juros em três quartos de ponto, o que a leva a 3,50%, invocando a debilidade das condições econômicas.

23 Janeiro

GENEBRA:

Mais 5 milhões de desempregados devido ao 'subprime' e ao petróleo

A crise dos créditos imobiliários de risco nos Estados Unidos e alta descontrolada dos preços do petróleo farão com que o número de desempregados no mundo aumente em cinco milhões em 2008, segundo o informe anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicado nesta quarta-feira.

RAFAH, Faixa de Gaza:

Bloqueados por Israel, milhares de palestinos invadem o Egito

Milhares de palestinos da Faixa de Gaza, que enfrentam uma escassez de produtos provocada pelo bloqueio israelense que completa seis dias, entraram à força nesta quarta-feira no Egito depois de destruir com explosivos parte do muro que separa os territórios.

DAVOS, Suíça:

A elite da economia debate a crise das bolsas mundiais

Cerca de 2.500 líderes políticos e empresariais começam a discutir nesta quarta-feira, em seu encontro anual marcado por um clima sombrio, a crise das bolsas mundiais e ação emergencial do Fed.

NOVA YORK:

Protagonista de 'Brokeback Mountain' é encontrado morto em NY

O ator australiano Heath Ledger, de 28 anos, um dos dois protagonistas do filme "O segredo de Brokeback Mountain", foi encontrado morto no apartamento onde morava, no Soho, em Nova York, informou a polícia local nesta terça-feira.

BRUXELAS:

União Européia apresenta plano histórico de luta contra a mudança climática

A Comissão Européia chegou nesta quarta-feira a um acordo sobre um pacote de medidas, "o mais completo do mundo", para lutar contra a mudança climática, a um custo de três euros por semana e por pessoa, até o ano de 2020, segundo seu presidente José Manuel Durão Barroso.

24 Janeiro

DAVOS, Suíça:

Al Gore adverte que o aquecimento global é pior que o esperado

O aquecimento global está acontecendo mais rápido do que o previsto pelos piores prognósticos do painel científico da ONU que recebeu o Nobel da Paz, advertiu o ex-vice-presidente americano Al Gore no Fórum Econômico de Davos.

PARIS:

Um corretor, sozinho, deixa um rombo de bilhões de euros no Société Générale

O Société Générale, um dos três maiores bancos franceses, revelou nesta quinta-feira ter perdido 7 bilhões de euros, sendo que cerca de 5 bilhões de perdas provocadas por um de seus corretores na maior fraude da história financeira mundial.

SANTIAGO:

Cientistas descobrem a galáxia mais distante do universo

Astrônomos descobriram a galáxia mais distante até agora, graças à luz que esse conjunto de estrelas emitiu há 12.500 milhões de anos no momento de sua formação.

PEQUIM:

China: crescimento de 11,4% em 2007, um recorde em 13 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou alta de 11,4% em 2007, o que representa o quinto ano com crescimento de dois dígitos e um recorde em 13 anos, anunciou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

25 Janeiro

DAVOS, Suíça:

Celso Amorim diz que crise financeira e eleições nos EUA podem acelerar Doha

A crise financeira internacional, que muitos temem que acentue o protecionismo, e as eleições nos Estados Unidos podem acelerar a conclusão da rodada de Doha para liberalizar o comércio mundial, afirmou o chanceler brasileiro Celso Amorim em Davos.

26 Janeiro

Fórum de Davos chega ao fim com perspectivas sombrias para 2008

O Fórum anual de Davos chegou ao fim neste sábado em meio a sombrias perspectivas para 2008, já que muitos especialistas apontam como iminente a recessão dos Estados Unidos.

WASHINGTON:

Obama vence com folga as primárias da Carolina do Sul

O senador Barack Obama venceu com folga no sábado as primárias democratas da Carolina do Sul, nas quais precisava derrotar a também senadora Hillary Clinton para seguir na disputa pela candidatura às eleições presidenciais de 2008.

LA PAZ:

Escassez de gás boliviano gera problema grave para o Brasil

No início do mês, o presidente da Bolívia, Evo Morales, admitiu que teria problemas para cumprir os compromissos de venda de gás para Brasil e Argentina em 2008, evidenciando o problema energético dos dois países.

27 Janeiro

JERUSALÉM:

Olmert e Abbas debatem crise na fronteira de Gaza com o Egito

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o líder palestino Mahmud Abbas se reuniram para discutir uma forma de recuperar o controle na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

MOSCOU:

Eleições russas não terão candidato de oposição

A eleição presidencial russa de 2 de março acontecerá sem nenhum candidato de oposição liberal à política do Kremlin, depois que a Comissão Eleitoral vetou neste domingo a candidatura do ex-primeiro-ministro Mikhail Kassianov.

JACARTA:

Morre o ex-ditador indonésio Suharto

O ex-presidente Suharto, considerado o governante mais corrupto dos tempos modernos, morreu em Jacarta aos 86 anos, ao fim de três semanas de agonia, período em que foram inúmeras as demonstrações de respeito por milhões de compatriotas.

26 Janeiro

BANGCOC:

Aliado de Shinawatra é o novo primeiro-ministro da Tailândia

Samak Sundaravej, 72 anos, líder do Partido do Poder do Povo, foi eleito nesta segunda-feira primeiro-ministro da Tailândia pelos deputados do novo Parlamento, 16 meses depois do golpe de Estado que derrubou seu mentor, Thaksin Shinawatra.

28 janeiro

WASHINGTON:

Bush pronuncia seu último discurso sobre o Estado da União

O presidente George W. Bush fez o tradicional discurso sobre o Estado da União, um de seus últimos grandes pronunciamentos para o povo americano, antes que as atenções se centrem novamente na campanha eleitoral destinada a designar ser sucessor.

29 Janeiro

WASHINGTON:

Fed inicia reunião de dois dias e deve baixar juros

O Federal Reserve (Fed) iniciou nesta terça-feira uma reunião de dois dias, que será seguida de perto pelos mercados que esperam uma nova flexibilização da taxa de juros.

HAVANA:

Cuba inaugura monumento de Niemeyer pelos 80 anos de Fidel

Um monumento que o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer deu de presente a Fidel Castro por seu 80° aniversário, símbolo da resistência cubana frente aos Estados Unidos, foi inaugurado em Havana na presença de Frei Beto e de Kadu Niemeyer, neto arquiteto.

30 Janeiro

MIAMI:

McCain ganha força com vitória na Flórida

O pré-candidato republicano à presidência americana John McCain, vencedor na terça-feira das primárias da Flórida, se fortaleceu como um dos favoritos do partido para concorrer em novembro à Casa Branca.

31 Janeiro

NOVA YORK:

HRW destaca violência policial e impunidade no Brasil

A violência policial - especialmente nas grandes cidades - e a persistente impunidade constituem os maiores problemas de direitos humanos no Brasil, apesar dos esforços governamentais, afirma o relatório de 2008 da organização Human Rights Watch (HRW).

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG