As principais notícias de janeiro de 2008 - Parte 1

Seguem abaixo as principais notícias que marcaram dia a dia o mês de janeiro de 2008:

AFP |

1o. de janeiro

KISUMU, Quênia:

Trinta pessoas queimadas vivas dentro de igreja em banho de sangue no Quênia

O Quênia viveu uma nova noite e outra manhã de distúrbios e violência étnica, que já deixaram 300 mortos desde as eleições de 27 de dezembro, com um caso brutal no qual pelo menos 30 pessoas desabrigadas por causa dos confrontos pós-eleitorais no país foram queimadas vivas nesta terça-feira dentro da igreja na qual haviam se refugiado em Eldoret (oeste do país), informaram a Cruz Vermelha e a polícia.

2 de janeiro

ISLAMABAD:

Paquistão adia as eleições e Mussharraf pede unidade nacional

As eleições legislativas no Paquistão, previstas inicialmente para 8 de janeiro, foram adiadas para 18 de fevereiro, e o presidente Musharraf fez um apelo à unidade nacional.

(Paquistão-Atentado-Bhutto, acompanhamento)

3 de janeiro

JERUSALÉM:

Israelenses lembram Ariel Sharon, que está há dois anos em coma

Ariel Sharon, o ex-primeiro-ministro que se encontra em estado de coma há dois anos, continua suscitando nostalgia entre os israelenses, apesar de sua herança política estar envolta em polêmica.

(Israel-Palestinos-Sharon, 550 palavras, já transmiticaPrev

4 de janeiro

DES MOINES, EUA:

Obama derrota Hillary em Iowa e Huckabee vence entre os republicanos

O jovem senador Barack Obama causou na noite desta quinta-feira a primeira surpresa da campanha eleitoral americana ao derrotar nos caucus democratas de Iowa a favorita favorita Hillary Clinton, enquanto o ex-pastor batista Mick Huckabee venceu entre os republicanos.

(EUA-eleições-2008, Nota-Central, 950 palavras, já transmitida)

CARACAS:

Chávez faz uma profunda reformulação em seu gabinete e troca de vice

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na noite desta quinta-feira uma profunda reestruturação de seu gabinete, substituindo 13 ministros e o vice-presidente, Jorge Rodríguez.

(Venezuela-política, 400 palavras, já transmitida)

5 de janeiro

BOGOTÁ:

Farc confirmam que menino em Bogotá é Emmanuel, filho de Clara Rojas

A guerrilha das Farc confirmou que a criança sob custódia do Estado colombiano é de fato Emmanuel, filho da política Clara Rojas, fruto da relação entre a refém e um guerrilheiro, revela a Agência Bolivariana de Imprensa.

(Colômbia-reféns-Farc, 420 palavras)

7 de janeiro

HAIA:

Recomeça julgamento do ex-presidente liberiano

=(FOTOS ARQUIVO)=

Depois de seis meses de interrupção, foi retomado nesta segunda-feira o julgamento do ex-presidente da Libéria Charles Taylor, acusado de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL) por liderar uma rebelião sangrenta no país entre 1991 e 2001.

8 de janeiro

MANCHESTER (Estados Unidos):

Hillary Clinton joga nesta terça-feira todas as cartas nas primárias de New Hampshire para tentar frear a ascensão do principal adversário Barack Obama.

WASHIGNTON:

Bush faz viagem histórica a Israel e aos territórios palestinos

O presidente americano, George W. Bush, inicia nesta terça-feira uma viagem histórica a Israel e aos territórios palestinos, durante um giro pelo Oriente Médio, em meio à tensão causada por um incidente naval entre iranianos e americanos no estratégico estreito de Ormuz.

LOS ANGELES:

Greve dos roteiristas provoca cancelamento da festa do Globo de Ouro

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro deste ano foi cancelada em conseqüência da greve dos roteiristas nos Estados Unidos, que transformaram a premiação em mais uma vítima e criaram um enigma sobre o Oscar.

9 de janeiro

AEROPORTO BEN GURION:

Olmert e Peres recebem Bush e falam de momento decisivo para a paz

O ano que começa será decisivo para a paz no Oriente Médio, afirmou o presidente israelense Shimon Peres ao receber seu colega americano George W. Bush em Israel.

(Israel-Palestinos-EUA, 600 palavras, já transmitida e com acompanhamento)

MANCHESTER, EUA:

Hillary Clinton levanta a cabeça em New Hampshire e McCain ressuscita

A senadora democrata Hillary Clinton obteve na terça-feira a primeira vitória na corrida pela Casa Branca, ao derrotar o rival Barack Obama nas primárias de New Hampshire (nordeste dos EUA), enquanto o veterano congressista John McCain se impôs entre os republicanos.

(EUA-Eleições-2008, Prev-Nota, 850 palavras, já transmitida)

TBILISI:

Saakashvili reeleito presidente da Geórgia em meio a denúncias de fraude

O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, foi reeleito com 52,21% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial, de acordo com resultados oficiais preliminares, enquanto a oposição denuncia possíveis fraudes e ameaça com grandes protestos.

10 de janeiro

RAMALLAH, Cisjordânia:

Bush promete um Estado aos palestinos

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu nesta quinta-feira em Ramallah, Cisjordânia, que um tratado de paz israelense-palestino será assinado antes do fim de seu mandato, em janeiro de 2009.

(Israel-Palestinos-EUA, 600 palavras, já transmitida, com acompanhamento)

LAHORE, Paquistão:

Atentado suicida mata mais de 25 pessoas no Paquistão

Pelo menos 26 pessoas morreram em um atentado suicida executado nesta quinta-feira contra um grupo de oficiais no centro de Lahore, região leste do Paquistão, informa um novo balanço de fontes oficiais.

(Paquistão-Atentado, 550 palavras, já transmitida)

BOGOTÁ:

Hugo Chávez anuncia libertação de reféns das Farc

Reféns das Farc Clara Rojas e Consuelo Gonzalez foram libertadas e a Cruz Vermelha Internacional já estaria com elas, confirmou Barbara Hintermann, chefe da delegação desse comitê em Bogotá.

KATMANDU:

A comunidade sherpa do Nepal de luto pela morte de Edmund Hillary

A comunidade sherpa do Nepal chorou a morte de Sir Edmund Hillary, um "segundo pai" para um povo cujo Everest sagrado ele foi o primeiro homem a conquistar em 1953.

11 de janeiro

JERUSALÉM:

George W. Bush chora ao visitar memorial do Holocausto em Jerusalém

O presidente americano George W. Bush chorou nesta sexta-feira ao visitar o memorial do Holocausto, Yad Vashem, em Jerusalém, como parte da viagem oficial de três dias a Israel e Cisjordânia.

NAIRÓBI:

Oposição no Quênia convoca o reinício das manifestações

O partido do líder da oposição queniana Raila Odinga convocou nesta sexta-feira a retomada das manifestações no país, depois do fracasso da mediação coordenada pela União Africana (UA) para tentar solucionar a grave crise que afeta o Quênia.

(Quênia-Eleições, 500 palavras, já transmitida)

12 de janeiro

CARACAS:

Ex-reféns colombianas denunciam métodos das Farc

Clara Rojas e Consuelo Gonzalez, as duas reféns libertadas pelos guerrilheiros colombianos das Farc denunciaram em sua primeira entrevista coletiva à imprensa os métodos desta organização de orientação marxista, acusada de "crime de lesa-humanidade".

13 de janeiro

DETROIT, EUA:

Republicanos se preparam para dura batalha em Michigan

As primárias republicanas em Michigan (norte dos EUA), podem acabar com as ambições presidenciais de vários candidatos à Casa Branca, principalmente de Mitt Romney, que aposta todas suas fichas nesta votação.

14 de janeiro

BOGOTÁ:

Após seis anos de seqüestro, Clara Rojas se reencontrou com o filho

A ex-refém das Farc Clara Rojas recebeu o filho Emmanuel, fruto de uma relação com um guerrilheiro e que havia sido afastado dela há mais de dois anos, no domingo, depois retornar a Bogotá após quase seis anos de cativeiro na selva.

(Colômbia-Reféns-Farc, Nota-Central, 600 palavras, já transmitida)

15 de janeiro

DETROIT, EUA:

Mitt Romney ressuscita nas primárias republicanas de Michigan

O ex-governador do Massachusetts Mitt Romney venceu nesta terça-feira a primária republicana organizada no estado de Michigan (norte), após perder em Iowa e New Hampshire, de acordo com projeções das emissoras de TV americanas.

(EUA-Eleições-2008, 500 palavras, já transmitida)

HAVANA:

Lula visita Cuba para impulsionar economia e se encontrar com Fidel Castro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza uma visita a Cuba durante a qual pretende se encontrar com seu amigo Fidel Castro e impulsionar a conclusão de acordos nos setores do petróleo, do comércio e cooperação.

BEIRUTE:

Três mortos em atentado contra carro da embaixada dos EUA no Líbano

Três pessoas morreram nesta terça-feira na explosão de um carro-bomba que tinha como alvoo um veículo da embaixada dos Estados Unidos em Beirute.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG