O artista plástico americano Jason Hackenwerth chamou a atenção do público por suas esculturas de tamanho grande feitas com balões. Ele aprendeu a fazer as esculturas com a mãe, que trabalhava como palhaça.

Depois aprimorou suas técnicas e começou a fazer peças mais elaboradas, que passaram a ser expostas em galerias ao redor do mundo.

Hackenwerth conta que as primeiras esculturas que fez com os balões eram simples, de animais, chapéus e outros objetos do cotidiano. Ele costumava pendurar as obras no teto dos vagões de metrô em Nova York para divertir os passageiros.

Depois de se formar em artes na Universidade de Savannah, no Estado americano da Geórgia, ele começou a ganhar mais destaque e expor suas criações em galerias e museus.

Atualmente, a principal inspiração do artista para elaborar suas esculturas de balões são os crustáceos, mas ele ainda trabalha com formas mais simples.

Assim como os balões, as esculturas de Hackenwerth também murcham e eventualmente perdem sua forma.

Apesar disso, suas obras já lhe renderam prêmios conceituados no mundo artístico, como um reconhecimento na 51ª edição da Bienal de Artes de Veneza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.