Inspirado pelo transplante de pulmão de uma pessoa próxima, o artista americano David Foox criou uma série de bonecos de vinil cujas cabeças são representadas por órgãos ou componentes humanos. Os bonecos têm no lugar das cabeças nove órgãos ou componentes - pulmões, corações, rins, fígados, córneas, cérebros, células sanguíneas, células-tronco e plasma.

Segundo David Foox, sua intenção era passar de maneira bem humorada a mensagem de "união entre as pessoas" e de que a humanidade está convergindo, se tornando mais próxima.



"As pessoas são tão semelhantes que têm até mesmo partes intercambiáveis", diz Foox, que diz também que seu trabalho é uma forma de levar uma mensagem sobre um assunto sério como transplantes sem ser "assustador ou estranho".

Os bonecos são vendidos em "caixas surpresa", que não informam ao comprador o órgão representado pelo boneco ou a sua cor - há bonecos em 24 cores diferentes.

Segundo Foox, os principais compradores são colecionadores de objetos de vinil, mas eles também têm sido vendidos como presentes em hospitais, para pacientes transplantados, como lembranças para estudantes de medicina ou mesmo como enfeites.

Leia mais sobre: Arte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.