Artilharia iraniana bombardeia posições rebeldes curdas no Iraque

Suleimaniya (Iraque), 15 jun (EFE).- A artilharia do Irã bombardeou hoje posições de rebeldes curdo-iranianos situados em território iraquiano, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais do Curdistão iraquiano.

EFE |

Segundo uma autoridade da localidade iraquiana de Jarawe, 180 quilômetros ao noroeste de Suleimaniya, os obuses iranianos caíram entre as 3h e 5h30 local.

O responsável iraquiano ressaltou também que, por enquanto, não havia informações de vítimas em conseqüência dos ataques.

Os ataques do Irã sobre a região montanhosa de Qandil, que começaram no ano passado, estão dirigidos contra as bases do Partido para a Vida Livre no Curdistão (Pejak) - braço iraniano do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) -, criado em 2004 para lutar por "um Curdistão federal no Irã".

O porta-voz da região autônoma do Curdistão iraquiano, Jamal Abdullah, disse à Agência Efe que achava que o Governo central iraquiano deveria condenar este tipo de ação e convencer o Irã da necessidade de solucionar a crise pela via diplomática.

Além disso, insistiu em que estas ações supõem "uma violação da soberania iraquiana, porque o Curdistão é parte do Iraque". EFE fm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG