Tamanho do texto

Suleimaniya (Iraque), 15 jun (EFE).- A artilharia do Irã bombardeou hoje posições de rebeldes curdo-iranianos situados em território iraquiano, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais do Curdistão iraquiano.

Segundo uma autoridade da localidade iraquiana de Jarawe, 180 quilômetros ao noroeste de Suleimaniya, os obuses iranianos caíram entre as 3h e 5h30 local.

O responsável iraquiano ressaltou também que, por enquanto, não havia informações de vítimas em conseqüência dos ataques.

Os ataques do Irã sobre a região montanhosa de Qandil, que começaram no ano passado, estão dirigidos contra as bases do Partido para a Vida Livre no Curdistão (Pejak) - braço iraniano do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) -, criado em 2004 para lutar por "um Curdistão federal no Irã".

O porta-voz da região autônoma do Curdistão iraquiano, Jamal Abdullah, disse à Agência Efe que achava que o Governo central iraquiano deveria condenar este tipo de ação e convencer o Irã da necessidade de solucionar a crise pela via diplomática.

Além disso, insistiu em que estas ações supõem "uma violação da soberania iraquiana, porque o Curdistão é parte do Iraque". EFE fm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.