preocupa Conferência Geral da AIEA - Mundo - iG" /

Arsenal atômico de Israel preocupa Conferência Geral da AIEA

A Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) manifestou nesta sexta-feira sua preocupação com o arsenal atômico de Israel, cuja existência Jerusalém nem confirma nem desmente, em uma resolução na qual pede que o Estado hebreu abandone a arma nuclear.

AFP |

Os Estados árabes conseguiram aprovar um texto, não vinculante, no qual expressam "a preocupação relativa às capacidades nucleares israelenses e (pedem que) Israel adote o Tratado de Não Proliferação (TNP) e submeta suas instalações nucleares às garantias de salvaguarda da Agência Internacional de Energia Atômica".

É a primeira vez desde 1991 que uma resolução desse tipo é adotada na AIEA sobre Israel, considerada a única potência atômica do Oriente Médio.

A delegação israelense "lamentou" esse voto e anunciou que o Estado hebreu "não cooperará". O diretor adjunto da Comissão israelense de energia atômica, David Danieli, ressaltou que o único objetivo da resolução é "reforçar as linhas divisórias e as hostilidades políticas no Oriente Médio".

A adoção do texto é, segundo o representante do Irã na AIEA Ali Asghar Soltanie, "uma ótima notícia e um triunfo para a nação oprimida da Palestina".

spm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG