solução pacífica sobre Nagorny Karabakh - Mundo - iG" /

Armênia e Azerbaijão querem solução pacífica sobre Nagorny Karabakh

A Armênia e o Azerbaijão, que disputam o território de Nagorny Karabakh, se comprometeram neste domingo a buscar uma solução pacífica ao conflito para devolver a estabilidade a uma região já abalada pelo conflito armado na Geórgia.

AFP |

Seus presidentes respectivos, Serge Sarkissian e Ilham Aliev, assinaram uma declaração comum com Dmitri Medvedev, ao término de uma reunião na casa de campo do chefe do Estado russo, perto de Moscou. Assim, os dirigentes expressaram ao menos um desejo de diálogo.

"É preciso melhorar a situação no Cáucaso do sul, e restabelecer a estabilidade e a segurança por meio de uma resolução pacífica do conflito em Nagorny Karabakh segundo as normas do direito internacional", declarou Medvedev.

Sarkissian e Aliev "concordaram em continuar os trabalhos, inclusive através de contatos no mais alto nível, para chegar a uma resolução política do conflito em Nagorny Karabakh", acrescentou.

"Eles encarregaram seus chanceleres respectivos de ativar o processo de negociação", prosseguiu o presidente russo.

Os separatistas armênios tomaram o controle de Nagorny Karabakh, um território montanhoso de 150.000 habitantes localizado no Azerbaijão mas povoado em maioria por armênios, ao término de um conflito armado que deixou quase 30.000 mortos no início dos anos 90.

Apesar de um cessar-fogo assinado em 1994, Baku e Erevan ainda não conseguiram chegar a um acordo sobre o estatuto da região, e os combates entre os dois lados são freqüentes.

O Azerbaijão quer recuperar a soberania de Nagorny Karabakh, enquanto a Armênia deseja a concessão da maior autonomia possível para o território separatista.

neo/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG