Rock de nylon ao Rio de Janeiro - Mundo - iG" /

Argentinos da Violentango trazem turnê Rock de nylon ao Rio de Janeiro

Alba Fernández Candial. Rio de Janeiro, 16 abr (EFE).- A banda argentina Violentango veio ao Brasil pela primeira vez esta semana e trazem a sua turne Rock de nylon ao Rio de Janeiro onde apresentam sua mistura de sons clássicos do tango com o rock e músicas populares.

EFE |

Após tocar em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, a banda chegou ao Rio onde fica até o dia 24. "O tango é uma música universal como qualquer outra música popular", disse à Agência Efe Adrián Ruggiero, músico da banda, que reconhece que o som da Violentango é "difícil" de definir devido a sua mistura com outros estilos musicais como o rock, o jazz e o blues.

"Não fazemos tango a partir da perspectiva intelectual", explica, porque o grupo não se limita a ler uma partitura, mas a tocar e a se deixar levar pelo ritmo apaixonado do tango.

São os próprios integrantes da banda que organizam as excursões, as datas e os lugares onde vão tocar e, assim, dirigem seu próprio projeto musical. "É algo que podemos controlar nós mesmos", defende.

A banda nasceu em 2005 e começou a tocar na rua, e é essa liberdade criativa sem restrições de horários nem de gravadoras que define o espírito do grupo.

"A rua tem algo: se ao povo gosta do que esta ouvindo, fica. Se não, vai embora. Se gosta vão comprar o CD e vão ajudar de alguma forma", explica.

Essa forma de atuar e fazer música levou o grupo a vender 25 mil cópias de seus três álbuns, 20 mil delas na rua, e lhes permitiu fazer shows em outros países da América Latina e da Europa.

O grupo faz um balanço muito positivo de sua primeira visita ao Brasil, onde tiveram uma grande recepção e a diferença de idioma não foi nenhum problema, porque não há letra na música instrumental da Violentango.

"Há um desafio em tentar fazer alguém sentir algo sem a necessidade de usar palavras", acrescenta Ruggiero.

Após suas atuações no Rio de Janeiro, a banda tocará em várias cidades do estado de Minas Gerais antes de voltar à Argentina para preparar a turnê da Europa, que começa no dia 12 de junho em Madri.

EFE af/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG